Friday, September 01, 2006

Responsabilidade Energética.

É incrivel como governo vem, governo vai, e nós continuamos á deriva em termos de sistema elétrico.Uns querem Angra 3, outros mais usinas hidroelétricas, mas não atentam para o óbvio: Não é só a planta elétrica nacional que tem que ser revista, mas também a responsabilidade ambiental para os projetos em vigor e as necessidades de busca por fontes alternativas de produção de energia.

O Brasil é um país rico em opções de fontes de produção de energia alternativa(até demais...), e estamos deixando passar uma oportunidade de ouro para um grande progresso nesse campo. O país tem uma capacidade em energia solar de vários Gigawatts(alguns falam que é o maior potencial do mundo na área), e uma capacidade de geração de energia eólica igualmente espantosa.

O custo da energia solar(em relação a hidrelétrica) era 9 vezes mais cara em 2001. Hoje, é entre 3-4 vezes mais.Mas as células solares ainda são caras(principalmente as de silício monocristalino, mais puras e difíceis de serem obtidas).A queda de preços é questão de tempo pois os maiores fabricantes(como Siemens e Kyosera) estãopesquisando novos produtos com maior aproveitamento da energia por um custo menor.

Quanto á energia eólica, análises dos recursos eólicos medidos em vários locais do país, mostram a possibilidade de geração elétrica com custos da ordem de R$200 por MWh para um potencial eólico de estúpidos 143.000 MW!!!.Sim isso é energia pra caramba!Lembra do cálculo das lâmpadas de LED(no post A evolução das Lâmpadas X Consumo Elétrico)? Então, se 1 milhão de lâmpadas incandescentes consomem 40MWh, vocês já notam o quanto é um potencial desperdiçado não investir nessa forma de produção de energia.

Há também, a alternativa da energia da biomassa, como o uso do bagaço de cana(custo de R$95 por Megawatt), e uso do chorume e da escuma do esgoto(Sim, isso é possível!). Na verdade, os experimentos para produção de biodiesel da escuma do esgoto já estão em andamentos(por uma empresa incubada na UFRJ). E é maravilhoso saber que algo que antes a Cia. de Água pagava para removerem para um aterro(e haja problemas ambientais nesse processo...), possa ser usado para geração elétrica. Algo até outrora%

No comments: