Tuesday, September 05, 2006

Responsabilidade Energética 2.

É necessário salientar que antes de qualquer política de construção de hidrelétricas, usinas atômicas ou seja lá o que for, muito pode ser feito para melhorar o aproveitamento da energia que está disponível para o consumidor.
Além do já citado exemplo de lâmpadas LED, há itens indispensáveis no dia-a-dia que poderiam ser substituídos por opcionais de consumo menor.Um monitor CRT(de Tubo) de 15"(quinze polegadas) consome aproximadamente 65Wh.Um monitor de LCD de 19", consome 38Wh!Ou seja, um campo de visão muito maior por quase a metade do consumo!O problema(tava bom demais para ser verdade...) é que o preço do CRT é apenas 30% do LCD. Custava ter alguma política de redução de impostos para baratear esses monitores?Ainda tem a vantagem de não fazer mal a vista e serem beeem mais leves.Por curiosidade, pesquisando achei um Samsung 940B no Submarino por R$1099(com tempo de resposta nada mal de 8milissegundos!).Um televisor Philips LCD de 32" consome 130Wh, um similar de plasma, 285Wh.Já sacou a economia no fim do mês?
Continuando, um aquecedor solar de 200 litros custa aproximadamente R$1300, e dependendo da localização, o investimento é recuperado entre 18 e 24 meses.Nunca é demais lembrar que o chuveiro elétrico responde por cerca de 20% da conta de luz de uma casa.
Os incentivos em produtos (e alternativas) para um consumo de energia menor ainda são tímidos e é necessário o barril de petróleo bater os 70 dólares para que alternativas como o biodiesel sejam tocadas para frente com bons olhos, mesmo sabendo que essa alternativa já estava sendo pesquisada desde a década de 70.
Na continuação deste, publicarei os prós e os contras de cada fonte alternativa de energia de forma objetiva.

No comments: