Sunday, February 19, 2006

Monocore X Multicore.

Muitos se perguntam:
-"Quando será que eu devo trocar meu humilde computador por um multicore?"
Depende.Se vc é um gamer e possui um FX57, fique onde está, que está muuuito bem. Se vc programa e tem um desses, fique por aí também. Agora, se você programa, escuta radio online, roda antivírus e ainda deixa umas "aplicaçõezinhas" rodando de fundo, um dualcore é para você.
A maioria das aplicações atuais, ainda não estão preparadas para rodar em 64 bits e fazer um uso completo dos multicores(claro, não estou falando de ambiente de servidores!) e devemos lembrar também aos heavy gamers que não adianta ter um processador top(como o FX57 ou FX60) pois a grande maioria das placas de vídeo serão um gargalo em comparação ao processador.
Para os gamers, um dualcore ainda não é ideal, pois só agora estão surgindo patches e otimizações de performance dos drivers para tirar proveito dos multicores(e das placas de vídeo atuais). Se vc é um jogador inveterado e tem grana de sobra para gastar, go ahead; senão, espere.
Se vc é um programador que goste de novas tendências, vá em frente, mas saiba que a maioria
dos programas ainda não faz o correto uso do multiprocessamento e eu(na minha modesta opnião) esperaria até o lançamento dos AM2 para tomar uma decisão, pois os preços dos 939 cairão muito, e se vc não quiser ficar com algo defasado(e com preço depreciado), parta direto para esse novo soquete.
Me preocupa a adesão em massa aos multicores e aos 64 bits, sem a correta adaptação das softwarehouses a eles. Apesar do inegável ganho de performance quando se abre vários programas ao mesmo tempo num dualcore, o aproveitamento ainda é longe do ideal do que deveria ser.
Fora uma degradação de performance quando a memória é insuficiente(esperado em qualquer micro), e o preço ainda longe do ideal das memos DDR2, não anima muito o mercado. A conclusão que posso lhes oferecer é que se o ambiente importante é o multitarefa, o mundo multicore já lhes serve.Se o importante for o multiprocessamento, melhor esperar um pouco mais...

No comments: