Wednesday, February 15, 2006

Pequenas Notáveis[REPOST]

O alvorescer da Internet, trouxe inúmeras mudanças no comércio,mas uma que está ficando marcante é as "insurgentes virtuais",que são lojas que só existem na web.Sim,lojas que nunca existiram,nem possuem a pretensão de existir além do mundo virtual.
Isso está ocorrendo principalmente devido ao alto custo de manter uma loja "física" com muitos empregados,custos fixos altos(aluguel do ponto, luz, água, impostos, segurança, os próprios empregados e seus encargos sociais...), além de outras despesas inerentes a qualquer comércio.
Na web, esses custos são drasticamente reduzidos, pois o maior custo, em geral, será o de desenvolvimento da loja virtual Claro, depois há a necessidade de pagar hospedagem, manutenção, ter um apoio logístico para a distribuição dos produtos, marketing(-Não façam Spam!!!), bons fornecedores.. e por aí vai!
Mesmo com uma série de fatores que devem ser atentamente observados e seguidos ao pé da letra, em geral,os custos de uma pequena loja virtual podem ser bem menores que uma loja real.Já existem soluções prontas inclusive,com pacotes fechados de hospedagem+ divulgação+ notificação de pedidos+domínio na casa das 500 pratas mensais(ou até menos!), dependendo a quantidade de produtos e page views que a loja terá.
Mas é bom salientar que esse mercado não é para todos,pois envolvem riscos(-o que não envolve?), e um certo(-ou seria grande?) esforço, principalmente quanto o é o dono da loja que fecha as compras e contata fornecedores/distribuidores, mas em geral, alguns poucos empregados podem vir a ser necessários, principalmente quando há um teleatendimento para fechar as compras(muitas fecham por confirmação via email-menos seguro!).
Também se faz necessário definir o que a loja venderá(qual será o foco),pois alguns produtos tem grande aceitação(livros, cds, dvds, componentes de hardware), e outros, ainda sofrem da desconfiança do usuário como vestuário feminino pois a maioria das mulheres ainda prefere ir a uma loja onde possam experimentar o produto, algo ainda improvável via web...
Não se deve esquecer o item mais discutido de um comércio via web,que ainda é a segurança da transação que o usuário irá efetuar, pois cartões de crédito são facilmente clonáveis,o que leva a loja a possuir várias opções de pagamento como boletos bancários e depósitos em conta corrente.
O lojista deve atentar também para os prazos de entrega que é capaz de cumprir e se possível, contratar uma terceirizada para cuidar da logística e entrega de produtos,claro que essa solução já é para uma loja de bom porte, mas não se deve subestimar o crescimento de uma loja online, basta ser competitiva e cumprir prazos que muitos clientes virão.

>>>Originalmente postado em NOV de 2004.

No comments: